O amor por Maria em tempos de isolamento.

Iniciamos o mês de maio de 2020, com o contexto de isolamento social. Uma pandemia causada pelo COVID-19 que trouxe para os fiéis, situações de aflições e de angústia, que interferiu tanto no relacionamento do meio social como na saúde psicológica de muitos, porém com a ajuda da PASCOM, a pastoral da comunicação, que sempre se fez presente na nossa paróquia, conseguimos celebrar e vivenciar o mês mariano.

Como todos sabem maio, para nós católicos, é um mês muito importante, pois é nele que celebramos a Virgem Maria, a Mãe de Jesus Cristo. Viver o “mês mariano” é o mais próximo de se sintonizar e agradecer a Maria pelo SIM que ela deu a Deus e também de nos espelharmos pelo belo exemplo de mãe que Maria deixou para todos nós. Ela que é admirada, que é amada por muitos fiéis cristãos católicos de Altinho merece todo amor e carinho do mundo.

Por isso, na nossa paróquia, durante todos os dias foi celebrada a santa missa, a recitação do terço de Nossa Senhora, assim também como o terço da misericórdia, toda tarde, ás 15:00 hrs, em alguns dias específicos a imagem de Nossa Senhora percorreu as ruas de Altinho, para que os internautas pudessem ver de suas casas a nossa querida mãe e como sempre o mês mariano é vivenciado durante o tempo pascal, fazendo assim que tivéssemos  momentos importantes a serem celebrados e nesse caso no encerramento, dia em que acontece a coroação de Nossa Senhora, pudemos celebrar também pentecostes, o dia em que Jesus sopra seu Espírito para os seus seguidores, um dos dias mais importantes para a Igreja e seu povo.

Sabe-se que em nossa cidade existem muitos fiéis devotos a Nossa Senhora e que através dos meios de comunicação, mantiveram sua fé, assistiram toda a programação da paróquia, rezando o terço, assistindo à missa, enfim, fazendo jus a sua devoção.

Diante desta pandemia, o Papa Francisco afirma:  “Neste mês, é tradição rezar o Terço em casa, com a família; dimensão esta – a doméstica –, que as restrições da pandemia nos «forçaram» a valorizar, inclusive do ponto de vista espiritual. Por isso, pensei propor-vos a todos que volteis a descobrir a beleza de rezar o Terço em casa, no mês de maio. Podeis fazê-lo juntos ou individualmente: decidi vós de acordo com as situações, valorizando ambas as possibilidades. Seja como for, há um segredo para bem o fazer: a simplicidade; e é fácil encontrar, mesmo na internet, bons esquemas para seguir na sua recitação”

(Acesse a integra da carta neste link http://www.vatican.va/content/francesco/pt/letters/2020/documents/papa-francesco_20200425_lettera-mesedimaggio.html ).

Há diversas formas de viver o mês mariano, há diversas maneiras de demonstrar amor para nossa mãe e como o Papa já afirmou anteriormente a simplicidade é tudo, faça da sua casa o templo de Deus, a morada do Espírito Santo, não deixem que o “MEDO” reine na sua casa.

Portanto, a Paróquia Nossa Senhora do Ò, durante esse período, fez sua importante participação para transmitir as celebrações do mês de Maria, concluímos o mês com a sensação de dever cumprido, com o propósito de evangelização realizada e com a certeza de que Maria nunca será esquecida, mesmo em tempos de isolamento.

Se juntem a nossa programação, liguem os meios de comunicação de sua casa e se sintonizem conosco, você pode até não ir á igreja , mas tenha certeza que a igreja vai até  “VOCÊ” pois no seu coração tem o que Deus mais precisa, sua “FÉ”.

Todos as fotos e transmissões das celebrações do mês de maio estão disponíveis também na fanpage, segue abaixo o link.

Autora: Bárbara Leite