Brasão Paroquial

cropped-brasc3a3o-parc3b3quia-de-altinho2.png

DESCRIÇÃO SIMBÓLICA

ESCUDO: Eclético e partido em três peças ou honrarias, simboliza o Mistério da Santíssima Trindade, que rege e governa a Igreja. Sua forma lembra a simplicidade e humildade do Divino Fundador da Igreja, Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele aprendeu muito na escola de Maria Santíssima. O escudo tem bordas com esmalte ouro, que unifica o brasão, simbolizando a unidade da Igreja.

FÉRULA PAPAL: Usada pelo Papa, para significar seu poder espiritual e temporal. O Brasão é acoplado à férula e simboliza a união da Paróquia com o Papa, que tem a missão de governar a Igreja.

SÍMBOLO MARIANO: A peça no flanco inferior, em esmalte Azure, é um símbolo que está no alto do altar-mor da Igreja Matriz. Consiste no monograma mariano, que contém às letras iniciais do nome Maria; dois lírios e uma laço. O monograma é um símbolo antiquíssimo que orna várias igrejas dedicadas à Santíssima Virgem Maria. Os lírios são atribuídos à pureza e santidade de Maria, que foi preservada do pecado original para ser a Mãe do Salvador; e o laço, lembra a Aliança definitiva que Deus fez com os homens ao enviar Seu Filho Unigênito. Maria é co-participante deste projeto, pois o Salvador da humanidade veio através dela. O seu FIAT é a resposta a Deus de um laço estreito e forte entre Deus e o homem. O tom azul no fundo lembra o manto de Nossa Senhora, que protege a Igreja, e o povo altinense.

SÍMBOLO MUNICIPAL: As peças nos flancos superiores, em cor sinopla, apresentam dois símbolos contidos na bandeira do munícípio, inclusive as cores. O Hino Oficial explica a simbologia: Desde o verde sombrio das serras , às Campinas queimadas de sol, ès, Altinho, entre todas as terras, terra-mãe de uma gente de escol. […] Lá da serra, da mata florida, desce a água, água-irmã que refaz […] Lá no alto, no cume do ‘altinho”’, houve alguém que a Cruz veio plantar, pela voz do vigário Agostinho, brota a fé, se constrói o altar’’.

LISTÉIS: Com esmaltes jalde e azure trazem o nome da Paróquia, a cidade onde se localiza, o ano de criação canônica e a Diocese a qual pertence.