110ª Festa de Santos Reis

Aconteceu em nossa Paróquia na Capela de São Pedro, localizada no Sítio Taquara de Altinho/PE, a 110ª Festa de Santos Reis que teve como tema: “Com os Santos Reis e guiados pela Estrela de Belém, sejamos defensores da vida”.

A festa ocorreu nos dia 04 e 05 do mês de Janeiro do corrente ano e teve uma grande participação do povo de Deus.

Idealizada pelo Missionário Ailton José Monteiro, a festa deste ano contou com a Celebração Eucarística presidida pelo Pároco Pe. José Osvaldo Cunha, e, teve a participação do Ministério de Música da Paróquia Nossa Senhora do Ó; a celebração da epifania, que é a manifestação do nascimento de Jesus, ou seja, o momento em que Deus se manifesta através do menino Jesus, assumindo a condição humana; nosso pároco expôs também o desejo de que nossos corações sejam sempre manjedoura de Cristo, acolhendo o próximo com amor; houve ainda, o batismo de duas crianças da comunidade.

Ao final, entrevistamos o Missionário Ailton José que nos contou que a tradicional festa de Santos Reis começou antes mesmo da formação da vila e destacou a importância da festa para a comunidade, afirmando que o evento é responsável pelo reencontro e confraternização de familiares e amigos.

Ailton contou-nos ainda, que a festa de Santos Reis surgiu após a guerra do Paraguai e seu propulsor foi o Sr. Gedeão (in memorian), morador do Sítio Taquara, que, ao ser convocado para a guerra, realizou a promessa de que se retornasse com vida da batalha, traria a imagem de Nossa Senhora do Desterro e faria uma novena todos os anos, o que, de fato, aconteceu. Com o passar dos anos, a novena virou a histórica festa de Santos Reis.

O Missionário nos relatou também, que no Centenário de Taquara, no ano de 2010, foi tomada a iniciativa de nomear a festa de acordo com a idade da vila.

Igualmente narrou-nos, que depois do falecimento do Sr. Gedeão, os filhos deram continuidade aos festejos, mais tarde os devotos e as autoridades públicas mantiveram a tradição.

Para encerrar, o Missionário deixou para todos os cristãos o convite para adorarmos ao Senhor, bem como para que todos compareçam nos anos vindouros à tradicional Festa de Reis.